IUOL » Datas Comemorativas » 02/01 – Dia do Médico Sanitarista

02/01 – Dia do Médico Sanitarista

Em 02 de janeiro é comemorado o Dia do Médico Sanitarista. Esse profissional atua na análise da saúde pública, verificando quais são os problemas da comunidade, seguindo uma ordem de prioridade; analisando as formas de resolver esses problemas e, sempre que possível, propondo melhorias, e avaliando os recursos necessários para que as ações possam ser executadas.

O médico sanitarista também desempenha um papel muito importante em construções públicas, uma vez que ele tem condições de compreender se as obras podem resultar em algum problema para a comunidade.

No decorrer dos anos, a especialidade Sanitarista sofreu várias mudanças. Hoje em dia, está inserida na “Saúde Coletiva”, uma área do conhecimento que é caracterizada por ser interdisciplinar e multiprofissional.

No Brasil, os sanitaristas mais famosos  foram Carlos Chagas e Oswaldo Cruz. O trabalho de ambos teve grande relevância não apenas pelas importantes pesquisas científicas que eles realizaram, mas também pelo enorme impacto social que tiveram.

O Médico Sanitarista é capaz de associar os conhecimentos que possui em medicina aos conhecimento em saúde pública, atuando a nível regional, local ou central, desempenhando um papel de grande relevância quando se trata de promover melhorias para os serviços de saúde.

Um dos maiores desafios do Sanitarista é tratar dos problemas diários de uma comunidade. Para ele, o paciente é, na verdade, um conjunto de pessoas, a coletividade.

Confira abaixo mais algumas das atribuições do Médico Sanitarista em conjunto com dirigentes da saúde e com outros trabalhadores:

  • Gestão governamental tanto de sistemas, quanto de serviços públicos;
  • Vigilância epidemiológica, ambiental (inclusive ambientes de trabalho) e sanitária, e controle de doenças;
  • Avaliação de programas, de serviços e de sistemas;
  • Apoio matricial para as equipes da área da saúde;
  • Gerência e/ou coordenação de programas, campanhas, projetos relacionados à sua área de atuação;
  • Planejamento institucional e formulação das estratégias programáticas e institucionais,
  • E muito mais…

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *