Dia 02 de abril é comemorado todos os anos o Dia Internacional do Livro Infantil. O objetivo dessa data é conscientizar a população sobre a enorme importância da leitura para a formação de leitores desde a fase infantil.
A escolha do dia 02 foi uma forma de homenagear Hans Christian Andersen, um escritor dinamarquês que fazia aniversário nesse mesmo dia. Esse escritor foi o primeiro a fazer adaptações de antigas fábulas para o mundo infantil, e usava as histórias para ensinar lições muito importantes para as crianças.
São exemplos de obras de Hans Andersen: “A Pequena Sereia”, “O Soldadinho de Chumbo”, “O Patinho Feio”, “A Princesa e a Ervilha”, “A Roupa Nova do Rei”, “O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, e etc.
É fundamental incentivar as crianças a lerem mais, pois elas aprenderam a ter gosto pela leitura se criarem o hábito de ler desde cedo. A leitura infantil tem capacidade de transformar os pequenos em leitores apaixonados.
Através da leitura, as crianças não só viajam no mundo da fantasia, como também aprendem a ler e a escrever melhor, e até sobre valores morais e éticos, que elas levarão para a vida toda.
No Brasil, também é comemorado, no dia 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil. Na ocasião, os grandes escritores do país são homenageados, como Monteiro Lobato, Maurício de Souza, Lygia Bojunga, Cecília Meireles, Ruth Rocha, Ziraldo, e muitos outros.
O dia 18 é uma homenagem ao nascimento do precursor do gênero infantil no Brasil. o escritor Monteiro Lobato. Além de escrever verdadeiros clássicos da literatura infantil brasileira, ele também realizou inúmeras traduções e adaptações de clássicos mundiais, como Robin Hood e Alice no País das Maravilhas, por exemplo.
Desde 1967, o Conselho Internacional Sobre Literatura Para Jovens comemora o Dia Internacional do Livro Infantil. E foi deles também a iniciativa para a criação da data.