IUOL » Datas Comemorativas » 05/02 – Dia Nacional da Mamografia

05/02 – Dia Nacional da Mamografia

Em 05 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Mamografia. Trata-se de um exame realizado nas mamas, e que utiliza um equipamento de raio X denominado mamógrafo. Por meio desse exame, é possível identificar algumas alterações suspeitas no aspecto dos seios.

A data destinada ao exame tem o intuito de alertar as mulheres para a extrema importância que a mamografia tem na descoberta de qualquer alteração na mama. O Dia Nacional da Mamografia foi instituído pela Lei nº 11.695/2.008.

As mulheres também podem realizar um autoexame nas mamas sempre que possível. A indicação da mamografia de rastreamento é para mulheres que tenham entre 50 e 69 anos de idade, caso não haja nenhum sintoma ou sinal de alteração. E a periodicidade é a cada 2 anos.Se a mulher ainda não tem idade indicada, mas notar algum sintoma, deve realizar o exame também.

Por meio da mamografia, é possível identificar a existência de um câncer, ainda que ele não tenha apresentado nenhum sintoma. Em geral, a maior parte dos casos de câncer de mama é descoberta pelas mulheres durante a realização do autoexame.

Tanto a mamografia quanto o exame clínico realizado nas mamas servem para identificar alguma alteração suspeita. No entanto, o diagnóstico final de câncer de mama só é obtido após a realização de um exame chamado histopatológico, onde uma pequena parte da lesão é retirada (biópsia) para ser analisada.

O câncer de mama resulta da multiplicação das células da mama com alguma anormalidade. Essa multiplicação acaba formando um tumor com um grande potencial para comprometer outros órgãos. Existem vários tipos diferentes de câncer de mama. Em alguns casos, ele pode se desenvolver bem rapidamente. Em outros casos, não. Em geral, a grande maioria dos casos apresenta uma resposta positiva ao tratamento. Especialmente quando o problema é detectado no começo. Por isso, é muito importante realizar os exames de prevenção, como a mamografia e o exame clínico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *