Dia 05 de dezembro é comemorado o aniversário de Maceió, a capital do estado de Alagoas. Que foi fundada em 1815. Foi nesse mesmo dia que a Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul, que é hoje a Marechal Deodoro, se separou da Vila de Maceió.
O nome da cidade tem sua origem no termo tupi “maçaio-k” ou maçayó”. E quer dizer “o que tapa o alagadiço”. Em 1859, Dom Pedro II visitou Maceió e, antes de seguir viagem, ele participou de festas na cidade.
O Engenho Massayó já existia desde o século VXIII. Porém, não se tem registros do nome do seu proprietário. A região possuía várias praias. Com o comércio de pau brasil e também a chegada dos escravos africanos, o porto de Jaraguá começou a se expandir.
Antigamente, Alagoas era parte da Capitania de Pernambuco. E se chamava Alagoas do Sul. No entanto, em 1815, com a Revolução Pernambucana, a região passaria a ser uma nova província independente, e Maceió se tornaria Vila. Dois anos depois, Maceió passou a ser a capital de Alagoas. Com isso, a cidade não parou mais de crescer, e atraiu pessoas de todas as partes.
Devido à sua beleza, o município atrai muitos turistas. É, inclusive, chamada de “Caribe brasileiro”. Além das belezas naturais, a cidade também possui uma enorme diversidade cultural. E um dos estádios mais famosos do Brasil também. O chamado Estádio Rei Pelé. Ele tem capacidade para 19 mil torcedores. O estádio também é conhecido como “Trapichão”.
Dos municípios de Alagoas, Maceió é o mais populoso. Em 2017, a sua população estimada era de mais de 1 milhão de habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Maceió cresceu bastante, e hoje é uma das maiores capitais da região nordeste do país.