O dia 06 de abril foi declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. A criação foi uma iniciativa do COI (Comitê Olímpico Internacional. E foi anunciado oficialmente na sede das Nações Unidas.
O principal objetivo dessa data é celebrar o potencial do esporte para a educação e para a formação cívica da população. Uma das principais características do esporte é a sua grande capacidade de eliminar barreiras culturais e linguísticas. Além de ser usado como instrumento, que contribui para o aumento da autoconfiança, além de contribuir para a promoção da saúde.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o esporte não é de uma pessoa apenas, é de todos, representa um fator muito importante no que se refere à unificação no processo de transformação de determinados conflitos, além de ajudar na construção da paz e possuir uma linguagem internacional.
Dentre os embaixadores da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, estão 6 campeões esportivos. São eles: Ronaldo Nazário (brasileiro), Didier Drogba, Marta Vieira da Silva (brasileira), Zinédine Zidane, Iker Casillas, e Maria Sharapova. Todas essas personalidades do esporte se prontificaram a doar a sua imagem e o seu tempo para que, através do esporte, eles conseguissem promover o desenvolvimento sustentável.
O esporte exerce uma força bem significativa sobre os sonhos das pessoas, e é capaz de incentivar e de provocar grandes e positivas mudanças na vida das pessoas. É por isso que todo esforço possível deve ser feito para que esse grande potencial seja aproveitado da forma adequada. Dando oportunidade para todos, inclusive para a classe menos favorecida da sociedade.
Como se não bastasse fazer parte dos sonhos de muitas pessoas, o esporte também desempenha um papel de extrema importância na saúde da sociedade como um todo.