Dia 08 de abril é comemorado o aniversário de Cuiabá, a capital do Mato Grosso. A cidade foi fundada em 1719 pelo bandeirante Pascoal Moreira Cabral. E foi descoberta pelo também bandeirante Miguel Sutil.
No período da descoberta de Cuiabá, a cidade tinha muito ouro. Por esse motivo, ela se tornou uma das maiores cidades do país em pouco tempo, menos de duas décadas. Mas isso só durou enquanto havia ouro.
Existe mais de uma versão sobre o nome de Cuiabá. Em uma delas, o nome se referia aos índios bororos, pois eles são conhecidos também como “cuiabá”. Em uma outra versão, a origem da palavra estaria ligada ao fato de haverem árvores que produziam cuia situadas à beira do rio. E “cuiabá” era o “rio criador de vasilha”, onde cuia seria vasilha e abá seria criador. Há ainda mais duas versões.
Em 1726, Rodrigo César de Menezes, capitão-general governador da Capitania de SP, chegou como o representante do Reino de Portugal. No dia 01 de janeiro do ano de 1727, Cuiabá foi nomeada vila, passando a se chamar Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
No dia 17 de setembro de 1818, Cuiabá foi elevada à cidade. E se tornou a capital de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835.
No decorrer da Guerra do Paraguai (1864-1870), o estado do Mato Grosso teria sido invadido. No entanto, apesar de muitas cidades terem enfrentado ataques, a capital não chegou a ser atacada. Na época, os soldados, que conseguiram retomar Corumbá dos paraguaios trouxeram uma verdadeira epidemia de varíola. Segundo relatos, metade dos doze mil habitantes teria morrido infectada com a doença.
Hoje em dia, a economia de Cuiabá se concentra, principalmente, na indústria e no comércio. Para os turistas, a cidade oferece vários atrativos, como o Pantanal, o Museu Rondon, a Catedral Metropolitana, o zoológico, a Chapada dos Guimarães, o Estádio José Fragelli, e muito mais.