Dia 08 de setembro é comemorado o aniversário de Vitória, a capital do Espírito Santo. Vitória é uma das 3 capitais brasileiras a se localizar em uma ilha. As outras duas são Florianópolis (SC) e São Luís (MA).
A ocupação da região aconteceu, oficialmente, no sopé do morro da Penha, no dia 23 de maio de 1535. No entanto, como os portugueses enfrentavam constantes ataques de holandeses e franceses, e dos indígenas, que queriam defender a sua terra, os portugueses acabaram se mudando para uma ilha.
Eles acabaram fundando novamente a cidade depois de vencerem uma grande batalha que travaram contra a tribo dos Goitacazes. E batizaram-na de Vitória. De maneira que a sua fundação ficou datada de 8 de setembro de 1551, que também é o dia da festa da natividade de Nossa Senhora.
No período colonial, Vitória ganhou fortes iguais aos de São João. Eles foram muito úteis para impedir os ataques que vinham do litoral.. Assim como em outras capitais, nos altos morros ficaram as residências. E as fortificações ficaram na parte de baixo.
Antigamente, Vitória recebia o apelido de Ilha do Mel. Hoje em dia, ela recebe os apelidos de “Cidade Ilha”, “Vix” e de “Cidade Sol”.
O crescimento econômico da cidade aconteceu apenas no século XIX, graças ao café. Em seguida, em 1940, Vitória teve alta lucratividade com a construção do porto que seria usado para escoar a produção de minério que era explorado no estado de Minas Gerais.
Vitória tem se destacado muito, nos últimos anos, no que se refere à qualidade de vida. Os índices apontam que o local seria um dos melhores do país para se viver. A capital do Espírito Santo tem quase 400 mil habitantes.
As pessoas nascidas em Vitória recebem o apelido de “capixaba”, que quer dizer “roça de cultivo”.
Para comemorar o aniversário da cidade, em diversos pontos acontecem eventos para a população, como encontros gastronômicos, eventos esportivos e apresentações musicais.