Dia 09 de abril é comemorado o Dia Nacional do Aço, como uma forma de homenagear um dos materiais mais importantes no desenvolvimento da sociedade contemporânea.
O aço é fundamental mesmo em setores que não usam essa liga metálica como a sua matéria-prima, uma vez que a maioria das máquinas usadas na fabricação e produção de quase todos os produtos é fabricada em aço carbono. Esse material é feito, basicamente, de ferro e carbono, e é usado em todos os trabalhos de construção civil, principalmente.
Hoje em dia, o Brasil ocupa a 8º posição no ranking mundial dos maiores produtores de aço bruto. Ele produz cerca de 3% do material que existe no mundo inteiro.
A data comemorativa do Dia do Aço surgiu no Brasil como uma forma de homenagear a criação da maior siderúrgica de toda a América Latina e estar entre as maiores do mundo, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), no dia 09 de abril de 1941, por meio do decreto de lei nº 3.002/1941, que o então presidente Getúlio Vargas sancionou.
O aço está presente em vários setores da economia. Ainda que a sua aplicação principal seja na construção civil, ele também é amplamente usado na fabricação de máquias, veículos, equipamentos e até utilidade doméstica. Está presente até nas latinhas de conserva de alimentos, por exemplo.
No Dia Nacional do Aço, podem ser feitas atividades em sala de aula para mostrar para os alunos sobre a importância das ligas metálicas e das formas com que são usadas hoje em dia.
O aço é um material muito versátil, que pode ser transformado em vários outros materiais Além do mais, ele tem a enorme vantagem de ser 100% reciclável, podendo ser reaproveitado e transformado em outros produtos.
Um ponto muito positivo é que o processo produtivo do aço está se tornando cada vez mais sustentável, pois várias usinas siderúrgicas estão preocupadas com o meio ambiente e buscando alternativas mais sustentáveis, através da aplicação de tecnologias limpas e do apoio a projetos sociais no país.