Dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante no Brasil. O objetivo da data é celebrar um dos direitos básicos das pessoas e que é fundamental para a formação de uma sociedade mais sólida, e de cidadãos capazes de construir um país melhor.
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I, Imperador do Brasil, instituiu no país os cursos de Ciências Sociais e Ciências Jurídicas, em São Paulo e em Olinda. Esses foram os primeiros cursos superiores instituídos no Brasil. Até então, aqueles jovens que desejavam continuar os estudos precisavam viajar para a Europa. O que era possível apenas para aqueles que pertenciam à famílias nobres.
No dia 19 de maio, é comemorado o Dia do Estudante de Direito no Brasil, por ser o mesmo dia do padroeiro dos advogados, Santo Ivo.
Em 1927, no dia em que se comemorava o centenário do curso de Direito, um dos advogados que participavam da comemoração, Celso Gand Ley, sugeriu que o Dia Nacional do Estudante fosse celebrado no dia 11 de agosto.
Além de ser a data que marcou os primeiros cursos superiores no país, também era o dia em que nasceu a União Nacional de Estudantes (UNE), dia 11 de agosto de 1937, e que tem como objetivo proteger direitos e deveres de todos os estudantes do país.
Como uma forma de representar os estudantes de várias categorias, a UNE esteve presente em movimentos como “Caras Pintadas” e “Diretas Já”.
Já o Dia Internacional do Estudante é festejado dia 17 de novembro. Essa data faz referência à resistência dos estudantes à ocupação nazista, na antiga Tchecoslováquia, em 1939.
O Dia do Estudante homenageia as crianças, os jovens e até mesmo os pesquisadores e doutores. É dedicada à todos os estudantes de uma forma geral.
A Educação é um direito previsto no Art. 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.