No dia 12 de dezembro é comemorado o aniversário de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais. BH foi a primeira cidade planejada do país, e foi fundada nessa data, no ano de 1897.
Belo Horizonte está entre as 100 melhores cidades do mundo para viver, ocupando a 45º posição, de acordo com dados do IBGE de 2017.
Antes, a capital de Minas Gerais era Ouro Preto. Porém, em 1889, após a Proclamação da República, várias pessoas começaram a pensar que Ouro Preto já não era mais digno de ser a capital do estado. Foi então que começaram a pensar na transferência da capital para outro município.
O principal objetivo com a mudança era apagar a história colonial e o passado ligado aos portugueses, e fazer com que a nova capital de Minas tivesse ideias mais contemporâneas. Após a mudança, Ouro Preto conseguiu preservar a sua história ligada ao passado colonial, e os seus grandes tesouros.
Para comemorar o aniversário de Belo Horizonte, a prefeitura oferece para a população, gratuitamente, mais de 300 atividades. Além de atividades artísticas, dança, poesia e shows na Praça da Estação.
A população estimada de Belo Horizonte é de cerca de 2.523.794 habitantes, de acordo com o IBGE. E é a sexta cidade mais populosa do Brasil, a terceira mais populosa da Região Sudeste e, de Minas Gerais, é o município mais populoso.
Belo Horizonte é conhecida no país inteiro como “capital nacional dos botecos”. Ao todo, são mais de 14.000 estabelecimentos, o que representa uma quantidade maior de bares por pessoa do que há em qualquer outra grande cidade do país. Nos bares, são servidos pratos da culinária mineira como acompanhamento das bebidas. Em abril, anualmente, acontece na cidade o festival chamado “Comida di buteco”, onde os bares fazem uma competição dos melhores petiscos típicos de Minas Gerais.