Dia 14 de abril é comemorado a Data Festiva do Exército, que faz referência à Batalha de Montese, ocorrida no fim da Segunda Guerra Mundial, entre 14 e 17 de abril do ano de 1945. Após a Batalha, a atuação de pracinhas brasileiros foi destacada por comandantes aliados.
A área de colinas onde Montese está localizada faz fronteira com duas Províncias, a de Bolonha e a Modema, situadas na região chamada Emília-Romanha. A região conta com muitos rios, bosques, uma vegetação rica e antigos castanhais.
A Batalha de Montese representou um passo muito importante na história das Forças Armadas do Brasil. Foi um dos combates mais difíceis que os brasileiros travaram contra nazistas na Itália. E teve início no dia 14 de abril de 1945.
As tropas brasileiras ajudaram a Itália de forma significativa na retomada e na consequente vitória dos seus aliados contra a tropa alemã.
Depois que o Brasil entrou oficialmente na guerra, após os navios brasileiros serem atacados por submarinos alemães, os militares brasileiros começaram a ser preparados para participarem da Batalha.
Para atuarem no combate, os soldados brasileiros precisaram se adaptar à algumas situações diferentes daquelas que eles enfrentavam no Brasil, como o clima muito frio, o terreno bem complicado e até mesmo aos novos armamentos, uniformes e equipamentos. Eles passaram por um período de adaptação no território europeu e ficaram aptos a participarem do combate na região.
Desde o começo de 1945, as tropas aliadas já estavam avançando contra as tropas inimigas, na Itália. Porém, a região seria dominada somente após a conquista de Montese, considerada uma região estratégica, e que indicaria como estava sendo a evolução do cenário.
Para a conquista do território, os brasileiros tiveram a sua missão dividida em duas fases: sendo uma delas o lançamento de patrulhas destinadas à captura da primeira linha de alturas de posse das tropas inimigas. A segunda fase era a de ataque, que começava com uma preparação bem intensa de artilharia, cortina de fumaça e também de apoio de blindados.