Dia 15 de março é comemorado o Dia da Escola no Brasil. A escola representa o local destinado a proporcionar a educação básica para todos os povos.
A palavra escola vem do grego “skholê” e quer dizer lazer ou descanso. Esse nome se deve ao fato de que, na Grécia Antiga, o estudo e as atividades de filosofia e pesquisa eram destinadas exclusivamente para as pessoas que tinham tempo livre, e não exerciam nenhuma atividade braçal.
É na escola que os indivíduos aprendem a viver em sociedade. Hoje em dia, a educação é um direito garantido à todos os cidadãos, seja criança, adolescente, adulto ou idoso. Todos têm a possibilidade de frequentar a escola. No entanto, nem sempre foi assim.
As primeiras escolas brasileiras surgiram durante o Período Colonial, e quem as dirigia eram os jesuítas que vieram de Portugal. Eles, inclusive, tiveram uma participação muito importante na educação.
Durante aquele período, somente os homens brancos tinham direito de estudar. E eles frequentavam os colégios religiosos. As mulheres e os escravos não podiam estudar. Os únicos a procurar as escolas dos jesuítas eram os mestiços. Porém, no início eles não eram aceitos.
Com o passar do tempo, já em meados do século XVII, os mestiços começaram a ser aceitos nas escolas dos jesuítas, devido aos subsídios recebidos pela escola pública na ocasião.
No que diz respeito à qualidade do ensino, ainda hoje a classe com maior poder aquisitivo tem a oportunidade de estudar nas melhores escolas, com as melhores condições de aprendizagem. Enquanto que a parcela mais pobre da população estuda em escolas com as piores condições. O que torna a educação bem defasada também.
Uma novidade tem sido a escola integral, que vem ganhando cada vez mais espaço. Mais da metade dos estudantes da educação básica já participam da rede integral. Com isso, o rendimento escolar tem melhorado muito, os alunos aproveitam o tempo ocioso, aprendem e ainda praticam esportes.