Dia 19 de abril é comemorado, todos os anos, o Dia do Exército Brasileiro. O objetivo dessa data festiva é homenagear o exército nacional brasileiro como sendo uma importante entidade de proteção de toda a nação.
O dia 19 de abril foi escolhido por causa da Batalha dos Guararapes, que aconteceu em Pernambuco, no dia 19 de abril de 1648. Nessa batalha, vários brasileiros, com o mesmo desejo e patriotismo, mas de etnias diferentes, se juntaram com o objetivo de combater o exército da Holanda.
Os holandeses almejavam reconquistar o Porto de Nazaré, situado no Cabo de Santo Agostinho. Ele representava um ponto de extrema importância para que o abastecimento do Arraial Velho do Bom Jesus pudesse ser feito. Era por lá que entravam as armas e as munições que a resistência luso-brasileira usavam.
Quem comandava o exército holandês era o coronel Sigismund Van Schkoppe. Os combatentes inimigos sabiam qual era a importância estratégica de começarem conquistando Muribeca, um povoado onde havia uma boa quantidade de farinha de mandioca, que seria usada para alimentar os soldados.
No entanto, como os generais Vidal de Negreiros e Fernandes Vieira já conheciam os planos de invasão dos holandeses, eles conseguiram impedir a ação por onde eles precisariam passar para que pudessem chegar até o povoado de Muribeca, que era no Morro dos Guararapes. Os inimigos viriam de Recife.
Nessa batalha, apesar de o efetivo luso-brasileiro contar com cerca de 2.200 homens, eles venceram os inimigos, que contavam com 4.500 homens. Ao final, o saldo da batalha foi de 1200 holandeses mortos, dos quais 180 eram sargentos e oficiais. E o saldo do outro lado, dos luso-brasileiros, foi de 84 mortos.
O Dia do Exército Brasileiro foi criado para homenagear essa vitória, para dar ênfase à importância que as Forças Armadas têm para o país e para exaltar o espírito de patriotismo do brasileiro.
O exército brasileiro foi criado, oficialmente, em 1822. Na ocasião, ele era um órgão que devia subordinação ao Ministério da Defesa. Ele representa um dos 3 braços das Forças Armadas Brasileiras, junto com a Marinha e com a Aeronáutica.