Dia 12 de abril é comemorado o Dia do Obstetra. Esse profissional, que pode ser tanto médico quanto médica, é o responsável por acompanhar a mulher durante toda a sua gestação, nas consultas de pré-natal, no momento do parto e também no pós-parto.
Origem do Dia do Obstetra
A palavra obstetra vem do latim obstetrix, proveniente do verbo obstare. Significa “ficar ao lado”. E é por isso que esse profissional é o responsável por acompanhar a gestante. Ele fica, literalmente, ao lado da mulher durante todo o período, que é o melhor momento na vida da maioria das pessoas.
Durante as consultas, o obstetra acompanha a saúde da mãe e do bebê, bem como o seu desenvolvimento. E ajuda na prevenção e no tratamento de eventuais problemas que possam surgir no decorrer da gestação.
Poder contar com o apoio e acompanhamento de um obstetra durante a gestação, é extremamente importante e traz inúmeros benefícios. Além de proporcionar aos pais a maior alegria que eles poderiam ter na vida, que é trazer o bebê ao mundo.
Considerado como o médico da mulher, o obstetra é capaz de realizar os vários tipos de partos diferentes, como o parto normal, o parto natural, a cesariana, o parto humanizado, parto leboyer, parto a fórceps ou por vácuo extrator, parto de cócoras ou o parto na água.
O trabalho desse profissional começa muito antes do nascimento da criança. O ideal mesmo é que, toda mulher que pretende engravidar, o procure para receber as orientações necessárias, bem como realizar exames para identificar algum tipo de anomalia que possa apresentar, ou até mesmo realizar algum tratamento ou intervenção terapêutica antes mesmo de engravidar.
Durante o período da gestação, o médico obstetra auxilia a futura mamãe da melhor forma possível, com a intenção de reduzir as taxas de mortalidade infantil e cuidar da saúde da gestante e do bebê.