Dia 21 de abril é comemorado o aniversário de Brasília, a capital do Distrito Federal e também do Brasil. Nesse dia, é feriado na cidade, que foi planejada e construída com a intenção de se tornar a sede do governo do país.
O projeto da criação de Brasília é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, juntamente com Lúcio Costa, urbanista. A cidade tem um formato similar a um avião, quando é vista de cima.
Em 1956, teve início a criação do “Plano Piloto”. Esse foi o apelido dado ao projeto urbanístico de Brasília, que teve um custo total de 1 bilhão de dólares.
O então presidente Juscelino Kubitschek inaugurou Brasília no dia 21 de abril de 1960. Dessa forma, a cidade se tornou a terceira capital do país, depois de Salvador e do Rio de Janeiro.
Desde 07 de dezembro, Brasília é considerada pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Para comemorar o aniversário dessa cidade, a população participa de inúmeras atividades especiais, como mostras de cinema, shows, intervenções urbanas, exposições, espetáculos culturais e muito mais…
A transferência da capital para o interior do Brasil já era uma possibilidade desde a época da independência. José Bonifácio era um dos políticos que defendia essa mudança. Mas a ideia nunca havia se concretizado.
A partir do golpe republicano, no dia 15 de novembro de 89, o projeto veio à tona mais uma vez. Em 1892, expedições foram feitas para marcar onde seria a localização da futura capital. Porém, em decorrência do governo Vargas e de crises econômicas, a ideia foi arquivada novamente.
Em meio à campanha para a presidência da República, um menino lembrou Juscelino que ainda não haviam cumprido a lei de transferência da capital do país para o interior. Foi assim que JK fez desse projeto uma de suas plataformas de governo.
A construção de Brasília demorou os quatro anos do governo de Juscelino Kubitschek. No dia em que foi inaugurada, ainda tinha algo para fazer.