Dia 21 de setembro é comemorado o aniversário de Porto Velho, a capital do estado de Rondônia. Desde a sua criação, Porto Velho é influenciada por diversos ciclos econômicos. Ciclos esses que acabaram deixando fortes marcas na paisagem do município.
A fundação de Porto Velho aconteceu no dia 21 de setembro de 1914, e a sua emancipação foi em 21 de setembro de 1943.
Em meados do século XIX, começou o primeiro ciclo, com o objetivo de construir uma ferrovia que permitisse o escoamento da borracha que era produzida nas regiões dos rios Beni, Mamoré e Guaporé.
Um porto foi construído para possibilitar a transferência da borracha para os navios que partiriam para os Estados Unidos e para a Europa. O local escolhido para a construção do porto foi a vila de Santo Antônio do Madeira, situado na província de Mato Grosso.
Porém, foram encontradas várias dificuldades durante a construção e na operação desse porto, que acabaram forçando o uso do Porto Velho, que se localizava 7 km rio abaixo, na província do Amazonas. E que se mostrava um local bem mais adequado para as tecnologias daquela época.
Em 1912, depois que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi construída, vários trabalhadores decidiram continuar na cidade que, na época, possuía somente 1.000 habitantes. A grande maioria desses habitantes morava em habitações provenientes da construção da ferrovia.
No fim dos anos 50, após a descoberta do minério de estanho, o ciclo do minério teve início. Trata-se de um novo ciclo de desenvolvimento da região. Onde o seu ponto alto foi a exploração de ouro, na década de 80, no Rio Madeira.
Alguns dos atrativos culturais da cidade de Porto Velho são:
- Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
- Centro de Cultura Ivan Marrocos
- Biblioteca Municipal
- Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia
- E etc.