Anualmente, se comemora o Dia da Terra em 22 de abril no mundo inteiro. Esse dia é destinado a reflexão sobre quais atitudes podemos ter para proteger o planeta Terra. É uma data muito importante para estimular a conscientização da população mundial sobre problemas relacionados à conservação da biodiversidade, contaminação e demais problemas ambientais que atingem o Planeta.
A primeira vez que se comemorou o Dia da Terra foi em 22 de abril de 1970, nos Estados Unidos. Nesse mesmo dia, Gaylord Nelson (1916 – 2005), senador americano, organizou um fórum ambiental que atraiu a atenção dos participantes, 20 milhões no total. O ativista conseguiu organizar um enorme movimento, com discursos e passeatas, onde eles chamavam a atenção para as questões ambientais. Dentre os temas abordados, alguns eram: desmatamento, poluição e efeito estufa.
Com esse movimento, eles pretendiam pressionar o governo para alcançar os seus principais objetivos. Oito meses depois do movimento, criou-se a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) que, como o próprio nome já diz, tinha como responsabilidade cuidar dos assuntos ambientais.
Somente 4 décadas depois do evento, em 2009, é que a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou a data, nomeando-a como o Dia Internacional da Mãe Terra.
Hoje em dia, mais de 500 milhões de pessoas comemoram o Dia da Terra ao redor do mundo.
Esse Planeta é a nossa casa. Por isso, conservá-lo é mais do que necessário. Os recursos naturais que a Terra nos oferece são finitos. Daí a importância do uso consciente e de maneira sustentável dos mesmos.
É muito importante que as escolas promovam atividades que levem os estudantes à reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente. É fundamental estimular essa consciência nos estudantes, que são o futuro do Planeta. E os exemplos podem e devem começar de casa.