Dia 24 de outubro é comemorado o aniversário de Goiânia, a capital de Goiás. A fundação dessa cidade se deu devido à transformações políticas importantes, e que deixaram marcas na história do Brasil na década de 1930.
Antes da fundação de Goiânia, a capital era a cidade de Goiás. Cidade essa que foi criada no século XVIII, e que vivia da extração de ouro. No entanto, com o passar do tempo, o ouro foi acabando, até que Goiás já não conseguia mais sobreviver apenas da extração do mesmo. Com isso, a alternativa que encontraram foi migrar para a criação de gado.
A ideia foi muito boa. Em pouco tempo, já era uma das atividades principais do estado de Goiás. E foi por isso que a capital mudou para Goiânia, pois era preciso encontrar um local que fosse localizado na região sul, e que conseguisse representar adequadamente a pecuária da região.
No ano de 1933, foi aprovado o projeto para mudar a capital. No dia 24 de outubro, foi lançada a pedra fundamental, que serviu para marcar o começo da construção de Goiânia.
O nome da cidade foi escolhido por meio de um concurso, com a participação da população, que sugeria um nome e o melhor seria o vencedor. O nome vencedor foi escolhido por Alfredo de Castro, professor. O nome começou a ser usado em 1935.
No mês de novembro de 1935, as atividades executivas tiveram início em Goiânia. No mês de dezembro do mesmo ano, por meio de um decreto de Pedro Ludovico, a Secretaria Geral, a Casa Militar, a Secretaria do Governo, e mais alguns órgãos importantes para o funcionamento da capital foram transferidos para Goiânia.
No dia 23 de março de 1937, a cidade se tornou, oficialmente, a capital do estado de Goiás, por meio de um decreto.