Dia 24 de outubro é comemorado o aniversário de Manaus, a capital do estado do Amazonas. Foi nessa data, no ano 1848, que a vila de Manaos teria sido elevada à categoria de cidade. Desde então, seu aniversário é comemorado nesse dia.
A fundação do forte de São José do Rio Negro, em 1669, foi o que deu origem à cidade. A construção desse forte foi atribuída aos portugueses, e tinha como objetivo impedir que os espanhóis invadissem o território amazônico.
No dia 24 de outubro de 1838, tendo crescido bastante, a vila foi elevada à cidade, e recebeu o nome de Manaus devido às suas origens, que eram ligadas aos indígenas que até então viviam na região, os “manaós”.
A enorme demanda da borracha a nível mundial contribuiu significativamente para o crescimento e riqueza do município. O resultado da extração e a exportação do látex é visível nas construções arquitetônicas, nos enormes palacetes e no Teatro Amazonas, que é um dos principais monumentos da cidade.
Depois que a borracha sintética foi criada, a cidade começou a entrar em decadência econômica. Porém, devido à ditadura militar, a cidade começou a atrair novamente a atenção do governo, devido à política de segurança nacional.
Obras como a regulamentação da Zona Franca de Manaus, em 1967, e a Transamazônica, em 1972, foram feitas com o intuito de povoamento e investimento para a região. Conseguiram atingir o objetivo, porém, o crescimento dos bairros da periferia aconteceu de maneira desorganizada. Apenas duas décadas depois, a população já tinha dobrado de tamanho.
Manaus é hoje um dos pontos turísticos mais procurados do país. E possui mais de 2 milhões de habitantes.
Para comemorar o aniversário da cidade, a população participa de uma atração que vem fazendo muito sucesso nos últimos anos, que é o desfile dos integrantes do “Boi Manaus”. Durante esse evento, várias grupos de bois bumbá vão revezando nas apresentações para animar a população. Há também shows de música instrumental e de MPB, além de eventos gastronômicos e apresentações de peças de teatro.