No dia 26 de agosto é comemorado o aniversário de Campo Grande, que é a capital do Mato Grosso do Sul. O mineiro José Antônio Pereira e mais de 62 pessoas se estabeleceram no Arraial de Santo Antônio no dia 21 de junho de 1872.
Já com o crescimento bem acelerado, em 1899, José Antônio solicitou a emancipação do município, e a obteve no dia 26 de agosto desse mesmo ano. Foi assim que surgiu Santo Antônio de Campo Grande, que hoje tem mais de 800 mil habitantes hoje em dia. A cidade também é conhecida como “Capital dos Ipês”, “Cidade Morena” e “Capital do Cerrado Meridional”. O apelido de ” Cidade Morena” é devido à cor da sua terra (vermelha ou roxa).
Campo Grande se tornou a capital do Mato Grosso do Sul quando esse estado foi criado.
No dia 11 de outubro de 1977, o então presidente Ernesto Geisel, assinou um decreto para separar os territórios, pois a região sul desejava se separar do estado. A partir de então, os dois estados cresceram e prosperaram muito economicamente, graças ao turismo e à pecuária.
O município foi planejado em meio a uma grande área verde, contendo avenidas e ruas largas, com lindos jardins em meio as suas vias. E possui o maior colégio eleitoral do Mato Grosso do Sul.
Para comemorar o aniversário de Campo Grande, a população pode participar de vários eventos diferentes organizados pela prefeitura. Dentre eles estão: shows, passeatas religiosas, corrida do facho, teatro, desfile cívico, com a participação de inúmeras escolas e de instituições do município apresentando corais e bandas.
Campo Grande oferece uma enorme infraestrutura não só para o turismo tradicional, como também para o turismo histórico e de eventos. É um ponto turístico muito importante do país.
Uma questão preocupante da cidade é com relação ao lixo produzido. Ela não está totalmente preparada para cuidar do mesmo. Dependendo do caso, o lixo comum acaba sendo jogado junto com o lixo hospitalar.