Dia 28 de dezembro é comemorado o aniversário de Rio Branco, a capital do estado do Acre. O nome da cidade é uma homenagem ao Barão do Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos Júnior.
Rio Branco surgiu de um seringal fundado no dia 28 de dezembro de 1.882, por Neutel Maia, cearence e seringalista. Ele fundou o Seringal Volta da Empresa, que situava-se à margem direita do Rio Acre.
Na região que antes era ocupada pelas tribos indígenas Canamaris, Aquiris e Maneteris, foram construídos alguns barracões. Logo depois, Neutel Maia abriu mais um seringal na margem esquerda do Rio Acre. Nesse local, situa-se hoje o Palácio do Governo do estado, com o nome de Seringal Empresa.
O clima de Rio Branco é quente e chuvoso. Ao contrário do que acontece nas outras prefeituras do Brasil, a prefeitura de Rio Branco dividiu a cidade em sete áreas urbanas, que ele denomina de regionais. Essas regionais possuem, cada uma delas, as suas peculiaridades, uma vez que foram definidas baseadas em fatores socioeconômicos. E abrange localidades que possuem características parecidas. Cada uma das regionais possui cerca de 110 bairros.
Confira abaixo alguns dos pontos turísticos da cidade de Rio Branco:
- Catedral de Nossa Senhora de Nazaré: a construção dessa catedral é estilo romano. Ela foi inaugurada no ano de 1.959. Considerada patrimônio público do Acre em 2007.
- Palácio Rio Branco: construído em 1930, com o objetivo de instalar a sede do governo do Acre. Esse palácio é uma das construções mais famosas do estado. No ano de 1999, o local começou a ser restaurado, sempre mantendo as suas características históricas, e respeitando o seu enorme valor cultural, político e arquitetônico. Em 2008, o palácio se transformou em um museu, onde a população e os turistas podem conhecer alguns fatos marcantes da história do Acre, que ficam expostos no local.
- Mercado velho: construído em 1920, à margem esquerda do Rio Acre, é considerado uma das principais construções de alvenaria daquela época. Também foi revitalizado, mantendo a sua importância histórica.
- E muito mais.