No dia 29 de março é comemorado o Aniversário de Curitiba. Dia em que a cidade foi fundada em 1693. Em 2019, Curitiba completará 326 anos. Esse dia não é feriado na cidade. Mas é feriado no dia 08 de setembro, dia da Padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. E que emenda com o feriado do dia 07 de setembro, dia da Independência do Brasil.
Os municípios podem, legalmente, declarar, no máximo, quatro feriados próprios no decorrer do ano, conforme as tradições de cada região. A Sexta-Feira da Paixão já está inclusa nesses quatro dias.
Porém, o aniversário de Curitiba não está entre os feriados municipais. Em 1949, Linneu do Amaral, prefeito na época, declarou o dia 29 de março como um feriado municipal. No entanto, não há nenhuma informação se o feriado chegou a acontecer algum dia.
A comemoração do Dia da Padroeira de Curitiba existe desde que a cidade foi criada. Inclusive, no dia 24 de agosto de 1967, a Câmara Municipal definiu que esse dia seria guardado com um feriado assim como a Sexta-feira da Paixão e Corpus Christi.
Alguns serviços, no entanto, consideram o dia 29 de março como um ponto facultativo, como é o caso dos servidores públicos, por exemplo.
Até 1721, Curitiba tinha outro nome. Ela se chamava Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A partir desse ano é que ela ganhou o nome que prevalece até hoje. Curitiba é de origem indígena, e vem do guarani kur yt yba. Significa “grande quantidade de pinheiros”.
Para comemorar o aniversário de Curitiba, em vários pontos da cidade há diversas atrações, e muitas atividades para as crianças se divertirem. Além de peças de teatro, shows, mostras de cinema, apresentações de dança, encontros de literatura, exposições e etc.
Para completar a festa, há 15 anos, o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep), juntamente com alguns parceiros, confeccionam um bolo tamanho gigante para servir para a população.