O Dia da Independência do Brasil é comemorado dia 7 de setembro.
Tudo começou quando as tropas napoleônicas começaram a invadir a Europa. Na ocasião, a Família Real Portuguesa resolveu se mudar para o Brasil, julgando ser mais seguro. Em 1808, a Corte Real desembarcava no país.
Em pouco tempo, os portos brasileiros já estavam sendo abertos para as demais nações do mundo, o que fez com que surgisse o desejo de tornar o país independente. Porém, haviam vários problemas que impediam que isso acontecesse, muitas discordâncias entre brasileiros e portugueses.
Nim fim do mês de agosto de 1822, D. Pedro, príncipe regente, havia ido para São Paulo com a intenção de amenizar uma rebelião que acontecia contra José Bonifácio. Foi então que decidiu acabar com a união política que o Brasil tinha com Portugal. Ainda que o seu próprio pai, o rei D. João VI, estivesse pedindo a sua volta imediatamente para Portugal.
Às margens do rio Ipiranga onde, atualmente, é a cidade de São Paulo, D. Pedro ordenou aos seus soldados que retirassem e jogassem fora os símbolos portugueses de seus uniformes. Logo em seguida, ele gritou “independência ou morte”. A partir de então, o Brasil deixou de ser colônia de Portugal.
Depois de decretada a independência, o Brasil permaneceu como uma monarquia, onde o poder é exercido somente por um rei ou um imperador.
Os Estados Unidos foram a primeira nação a reconhecer a independência do Brasil. Já Portugal só reconheceu a independência após o pagamento de uma indenização de cerca de 2 milhões de libras, em 1825.
Hoje em dia, as escolas realizam desfiles nas ruas das cidades; um desfile solene acontece em Brasília, com a presença do presidente da República e demais convidados; e as tropas militares também realizam apresentações especiais no dia 07 de setembro, para celebrar o Dia da Independência do Brasil.