Dia 07 de abril é comemorado anualmente o Dia do Jornalista. Nesse dia, são homenageados os profissionais de todas as mídias, como jornais, revistas, televisão, rádio, e etc., que apuram os fatos e fazem com que as informações cheguem ao conhecimento da população nacional e internacional. Esse profissional precisa atuar de maneira ética e sempre sendo imparcial ao divulgar uma notícia.
É muito importante que o jornalista sempre procure fontes seguras, para repassar informações confiáveis para as pessoas.
A criação do Dia do Jornalista é atribuída à Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como uma forma de homenagear uma grande personalidade que lutou pelo fim da monarquia portuguesa e pela Independência do país, Giovanni Battista Libero Badaró. Ele era um oposicionista a Dom Pedro I.
Giovanni foi jornalista e médico. Ele morreu assassinado em 22 de novembro de 1830, por pessoas que eram seus inimigos políticos, em São Paulo. Devido à sua morte, um grande movimento popular aconteceu, e aumentou a revolta daqueles que eram contra o imperador, que acabou fazendo com que D. Pedro I abdicasse do trono no dia 07 de abril de 1831, e deixando seu filho, D. Pedro II ficasse em seu lugar. Na ocasião, D. Pedro II tinha somente 14 anos de idade.
Foi Giovanni Battista quem criou o Observatório Constitucional, que era um jornal independente que tinha como objetivo relatar os assuntos políticos censurados na ocasião ou que eram encobertos pelo monarca. Ele defendia a liberdade de imprensa. E foi morto devido às suas denúncias e das suas ideias que iam contra os governantes da época.
Cem anos depois desse fato, no dia 07 de abril de 1931, é que foi criado o Dia do Jornalista. Foi também no dia 07 de abril que foi fundada a Associação Brasileira de Imprensa, em 1908, com a missão de garantir os direitos dos jornalistas.