IUOL » Dicas em Geral » Quaresma

Quaresma

A Quaresma representa o período de 40 dias que antecedem a Páscoa, que é o dia da Ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa é comemorada sempre em um dia de domingo, e é uma celebração marcante na vida dos cristãos desde o séc. IV.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas, terminando no dia da Missa de Lava-pés, que acontece na Quinta-feira Santa.

No decorrer dos quarenta dias da Quaresma, os cristãos procuram refletir e buscam pela conversão espiritual. É comum algumas pessoas ficarem em oração e fazerem penitência, como uma maneira de lembrar o sofrimento de Jesus durante os 40 dias em que Ele ficou no deserto, sendo tentando pelo diabo. Nesse período também os cristãos lembram do sofrimento de Cristo na cruz.

O número 40 é citado várias vezes na Bíblia, representando fatos importantes na história, como os já citados quarenta dias de jejum de Jesus Cristo no deserto, quarenta dias de dilúvio da Arca de Noé, quarenta anos de peregrinação no deserto do povo de Israel e quarenta dias de Moisés no Monte Sinais.
Durante o período da Quaresma, os ministros da igreja católica se vestem de roxo, simbolizando dor e tristeza.

Missas são celebradas e é costume marcar os fiéis com o sinal da cruz na testa feito de cinzas. E essa marca deve permanecer até o pôr do sol. Essa é uma tradição antiga, relatada na Bíblia, em que muitos personagens, como uma forma de demonstrar arrependimento, jogavam cinza na cabeça.

Em torno de 200 anos após o nascimento de Jesus, teve início a comemoração da Páscoa. Naquela época, os cristãos ficavam por três dias meditando, jejuando e fazendo orações. No ano 350, aproximadamente, o tempo de preparação passou para 40 dias, após uma mudança feita pela igreja. Foi dessa forma que a Quaresma teve início.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *