Assim como as mães, os pais também têm um dia só para eles. Aqui no Brasil, ela tinha uma data fixa para ser comemorada, que era no dia 16 de agosto. Hoje, porém, a data é celebrada no segundo domingo de agosto. Nesse ano de 2019, será comemorado no dia 11 de agosto.
O Dia dos Pais pelo mundo
Em Portugal e na Espanha, comemora-se o Dia dos Pais no dia 19 de março. Nos Estados Unidos e inúmeras outras nações, no terceiro domingo de junho. E na Rússia, o dia é comemorado em 23 de fevereiro.
A primeira comemoração do Dia dos Pais aconteceu nos Estados Unidos, no dia 19 de junho de 1910. A escolha da data foi uma sugestão de Sonora Louis Dodd, que queria fazer uma homenagem para o seu pai, William Jackson Smart.
Ele era veterano da Guerra Civil Americana. Após perder a sua esposa, ele precisou criar Sonora e seus irmãos sozinho. A data sugerida por Sonora é o mesmo dia do aniversário de seu pai.
Muitas outras pessoas se inspiraram nesse gesto de Sonoro e passaram a homenagear os pais também. Após um tempo, a ideia se alastrou para vários estados dos Estados Unidos.
A partir de 1966, após uma alteração na data, ela passou a ser comemorada no terceiro domingo de junho. No ano de 1972, o então presidente Richard Nixon declarou oficialmente que o Dia dos Pais seria comemorado no terceiro domingo de junho. Vários outros países ocidentais passaram a adotar a mesma data.
Introdução da data no Brasil
Aqui no Brasil, o Dia dos Pais foi comemorado pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Ao contrário do que aconteceu nos Estados Unidos, ela aconteceu de forma bem planejada. Quem idealizou a celebração foi Silvio Bhering, que era o diretor do jornal e da rádio O Globo na ocasião.
Bhering queria associar a data da comemoração ao dia de São Joaquim, que era o pai de Maria, a mãe de Jesus Cristo, festejado no mesmo dia. Algum tempo depois, o Dia dos Pais passou a ser comemorado no segundo domingo de agosto e permanece assim até hoje.
É uma data muito importante para o comércio, pois muitos filhos presenteiam seus pais para demonstrar amor e gratidão.