O dia de Corpus Christi é festejado 60 dias após a Páscoa, ou seja, não tem uma data fixa para acontecer. Em 2019, a celebração acontecerá no dia 20 de junho.
O dia de Corpus Christi é um feriado nacional?
Não, o dia de Corpus Christi é regularmente decretado como um ponto facultativo.
Embora não seja um feriado nacional, cada cidade tem a liberdade para tornar o dia de Corpus Christi como um feriado municipal ou não.
Inclusive, em muitos lugares a data já consta no calendário como não sendo um ponto facultativo, mas sim um feriado municipal.
Há situações em que a própria unidade federativa (Estado) declara o dia de Corpus Christi como um feriado estadual.
Significado de Corpus Christi
A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. É um dia muito importante para a igreja católica, pois é quando se comemora o mistério da Eucaristia, que é o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo.
Origem do dia de Corpus Christi
A celebração de Corpus Christi teve início no século XIII, em 1269. Na ocasião, a igreja católica percebeu uma necessidade de os fiéis sentirem, de fato, a presença de Jesus. Conta-se que um sacerdote de nome Pedro de Praga, não tinha total convicção da presença de Jesus Cristo na Eucaristia. E a dúvida lhe causava uma grande inquietação.
Foi então que ele decidiu ir em Roma, visitar o túmulo de Pedro e de Paulo em uma peregrinação. Ele pretendia pedir o dom da fé. Quando passou por Bolsena, que fica na Itália, no momento em que celebrava uma missa, a dúvida novamente invadiu o seu coração. Foi então que ele teve a confirmação de que tanto precisava. No exato momento da Consagração, a hóstia se transformou em carne viva.
Na ocasião, o Papa Urbano IV solicitou que todos os objetos fossem levados, em procissão, até Oviedo. E foi então que a celebração de Corpus Christi teve início. Aqui no Brasil, o dia da celebração é marcado por muitas procissões.
Você sabia?
A data só é celebrada entre os católicos, que consideram a ocasião como uma das mais importantes da Igreja Católica e é celebrada com muito respeito ao seu significado histórico.