Falar em educação é tratar de um dos assuntos mais importantes, e que envolve toda a sociedade. Diante disso, devemos pensar como deve ser o modelo de gestão adequado, e que garanta a qualidade no ensino de que tanto necessitamos.
A administração escolar envolve uma série de responsabilidades que nós, enquanto sociedade, nem sempre temos conhecimento. São muitos assuntos, temas e atividades de grande relevância, que necessitam de uma análise mais criteriosa, para que a administração dos processos educacionais seja eficiente como se espera.
A função da administração escolar é se responsabilizar legalmente pela instituição de ensino, além de cuidar dos processos administrativos inerentes à atividade. A pessoa que exerce a função de administrador escolar, o diretor da escola, deve atuar juntamente com os professores, alunos e pais, estruturando e conduzindo as práticas pedagógicas, e fiscalizando sempre o desenvolvimento e cumprimento da grade curricular com qualidade, e de tudo o que envolve a educação em si.
Para garantir a excelência do ensino, é fundamental adotar várias medidas. No entanto, é importante frisar que uma boa gestão da administração escolar não deve focar somente nos assuntos que envolvem a direção da escola.
Para ser uma boa administração, é preciso considerar como foco principal tudo o que envolve a educação, tudo o que está relacionado com a comunidade escolar, que são os alunos, a escola, os professores e os pais. Todos esses agentes precisam ser tratados em conjunto. Tratar apenas um deles não dará resultados satisfatórios.
Em algum momento, nós podemos pensar que é impossível atender à todos eles ao mesmo tempo, e com qualidade. Mas o fato é que, se isso não acontecesse, seria impossível obter êxito e garantir uma boa administração da educação.
Importância da Gestão na Qualidade da Educação
A gestão escolar se baseia em um modelo de educação que as instituições criam, com o objetivo de melhorar o ensino e conseguir gerenciar todos os elementos envolvidos na educação. Ela busca aplicar conceitos, princípios e estratégias fundamentais para melhorar os processos dentro das instituições, de maneira a favorecer o desenvolvimento de melhorias consistentes no processo de educação.
A gestão exerce ma grande importância na garantia da qualidade do ensino. Para alcançar os seus objetivos, ela se baseia em alguns princípios básicos, conforme abaixo:
- Gestão pedagógica: esse é o princípio mais importante e que engloba os principais elementos da educação, como o próprio sistema educacional, os projetos pedagógicos, recursos humanos práticas educacionais e melhoria do ensino.
- Gestão administrativa: todo e qualquer tipo de instituição precisa de uma gestão administrativa eficaz, e com a educação não poderia ser diferente. O seu papel é gerir os recursos físicos, materiais e financeiros da instituição de ensino, assim como garantir que as normas e as diretrizes da educação sejam atendidas, cuidar para que o corpo docente tenha as condições necessárias para o desempenho da sua função, além de cuidar dos bens materiais da instituição e garantir um convívio saudável e colaborativo entre os alunos, escola e pais.
- Gestão de RH: é fundamental gerir corretamente os recursos humanos da escola. Aliás, essa deve ser uma preocupação constante da gestão. É preciso também garantir uma boa relação entre todas as pessoas ligadas à instituição de ensino. Porém, o foco principal dos recursos humanos é garantir que todos os colaboradores estejam motivados, de forma que tenham condições de contribuir de forma significativa para um bom desempenho da escola.
- Gestão financeira: a gestão dos recursos financeiros é outro ponto relevante e que não deve ser esquecido, já que esses recursos precisam ser usados de forma adequada para manter a instituição em funcionamento. Os valores devem ser alocados de forma apropriada, para que nenhum setor deixe de ter as suas demandas atendidas, para que as suas tarefas não sejam interrompidas, e o trabalho da instituição não seja comprometido.
- Gestão da qualidade: não basta gerir os recursos físicos da instituição. Manter um ensino de qualidade é o principal objetivo da escola, e deve ser a maior preocupação de todos os interessados.Os procedimentos internos da escola precisam ser capazes de garantir um alto nível de excelência no ensino. E, para que isso seja possível, uma boa gestão da qualidade faz toda a diferença. Além de garantir a qualidade do ensino, a gestão da qualidade contribui para o uso correto de todos os recursos da instituição, e ajuda a reduzir as falhas no sistema de educação.
Cursos Voltados Para a Administração Escolar
Para quem deseja investir na área da educação, existem alguns cursos muito interessantes voltados para a gestão e administração escolar, oferecidos por várias faculdades do país. Confira abaixo:
- Curso de Gestão Escolar
- Curso de Gestão Educacional
- Administração Escolar, Supervisão e Orientação
- Curso de Especialização em Gestão Escolar
- .Curso de Gestão Educacional e Escolar
- Curso de Administração da Escola e Projeto Pedagógico
Além dos cursos acima, confira abaixo alguns livros também voltados para a área da Gestão e Administração Escolar:
- Gestão Escolar – Perspectivas, Desafios e Função Social (Eduardo Monteiro e Artur Motta)
- Liderança em Gestão Escolar (Heloísa Luck)
- Gestão Democrática da Escola Pública (Vitor Henrique Paro)
- Gestão da Cultura e do Clima Organizacional da Escola (Heloísa Luck)
- Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática (José Carlos Libaneo)