IUOL » Administração » Contabilidade » Análise das demonstrações contábeis

Análise das demonstrações contábeis

Entende-se por Análise das Demonstrações Contábeis a técnica que compara, decompõe e interpreta os demonstrativos financeiros da organização, com o objetivo de obter informações que demonstrem a situação financeira e econômica da empresa em um período específico, comparando com os concorrentes.

Depois que as demonstrações contábeis passam por uma análise, as informações não são mais apenas uma série de dados agrupados. Elas adquirem valor e passam a ter uma grande importância.
As informações obtidas são muito relevantes. No entanto, mesmo após a realização da Análise das Demonstrações Contábeis, alguns aspectos não costumam ficar tão claros, o que torna necessário a realização de um estudo mais aprofundado da organização, para que tudo aquilo que não ficou muito claro, possa ser devidamente esclarecido.
A gestão financeira da empresa é uma  responsabilidade da Administração Financeira, que tem como principais funções a análise, o planejamento e o controle dos recursos financeiros da organização. 
Para isso, o administrador financeiro precisa conhecer bem todas estruturas, e também quais as funções que cada uma das demonstrações financeiras desempenham. Bem como saber interpretar cada uma e estar sempre atento à todas as mudanças que acontecem no mercado financeiro também.
Existem duas técnicas principais para analisar as Demonstrações Contábeis. São elas:
 1 – Análise vertical: a ideia é obter o percentual de cada uma das contas com relação ao valor total do ativo e do passivo. É usada com o objetivo de identificar qual está sendo o ritmo do crescimento das contas dos exercícios.
2 – Análise Horizontal: possibilita a comparação percentual dos valores de cada uma das contas, ou mesmo de um grupo de contas considerando um certo período.
Confira abaixo quais são as demonstrações financeiras básicas:
  • Balanço Patrimonial (composto pelo ativo, passivo e patrimônio líquido);
  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (demonstrando onde foi aplicado ou modificado o Capital Circulante da empresa);
  • Demonstração do Resultado do Exercício (onde são apresentados os resultados financeiros provenientes das operações da empresa em um certo período)
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (que demonstra quais foram as mudanças que ocorreram na conta no decorrer do período).
Podemos dividir de duas maneiras as análises destas demonstrações financeiras. Confira abaixo:
  • Situação econômica: que se apresenta por meio dos Índices de Rentabilidade (que mostra  qual a rentabilidade do capital investido), e também por meio dos Índices de Atividade (esse índice mede qual a velocidade com que as contas do Ativo Circulante foram convertidas em vendas, ou como elas são capazes de interferir nas disponibilidades).
  • Situação financeira: que se apresenta através do Índices de Liquidez (que pode ser usado para medir qual a capacidade da empresa em cumprir com os seus compromissos), e também por meio dos índices de Endividamento (em que são apresentadas as linhas de decisão financeira, quando se trata das origens e das aplicações de recursos).
A análise das Demonstrações Contábeis, seja qual for o porte e o ramo de atuação da empresa, tem como objetivo identificar quais são os pontos fortes e os pontos fracos, relacionados ao desempenho financeiro e operacional da empresa.
Por meio dessas análises, é possível também entender como está a situação financeiro-econômica da organização, e analisar como foi a sua evolução da empresa no decorrer dos anos.
De posse dessas informações, é possível corrigir as possíveis falhas encontradas e melhorar o desempenho da empresa.
A Análise das Demonstrações Financeiras contém informações muito valiosas e indicadores do desempenho da empresa.
Sendo assim, por mais que a elaboração das Demonstrações Contábeis e a sua análise sejam trabalhosas, elas são extremamente necessárias. Essa é a melhor forma de planejar e de estruturar o crescimento da empresa corretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *