IUOL » Administração » Contabilidade » Auditoria Contábil

Auditoria Contábil

A Auditoria Contábil visa avaliar a situação financeira da organização. Trata-se de um processo que compara as Demonstrações Contábeis da empresa, com a situação financeira, patrimonial e econômica da mesma. 

Por meio do processo, é possível verificar se há algum tipo de irregularidade na gestão da empresa, se os registros contábeis estão sendo feitos corretamente e se há alguma falha no processo.

O profissional que realiza a Auditoria Contábil é formado em Ciências Contábeis. E precisa ter o registro no órgão competente que, nesse caso, é o CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

A análise da Auditoria é feita por meio de documentos contábeis e inspeções, que são realizadas internamente, para atestar a realidade financeira da empresa. 
Os trabalhos da Auditoria começam com o reconhecimento da área, para que o Auditor conheça as operações e o ambiente da empresa. Depois, ele realiza um planejamento de quais estratégias irá usar no processo, bem como os testes a serem aplicados.
Alguns exemplos de erros que o Auditor pode encontrar durante a Auditoria Contábil são:
 
  • Erros nas demonstrações contábeis;
  • Apropriação indébita de ativos;
  • Interpretação errada da legislação e de normas;
  • Práticas contábeis impróprias;
  • Transações realizadas sem registros,
  • E muito mais…
Ao final da auditoria, os gestores da empresa poderão ter uma visão real de como está a realidade financeira do seu empreendimento, por meio de uma análise segura e transparente. Além do mais, eles também terão a chance de conhecer quais os principais problemas relacionados à situação financeira da empresa, bem como as suas causas e consequências para o empreendimento. 
O Auditor poderá indicar possíveis formas de corrigir os problemas encontrados. 
Quanto ao momento certo para realizar uma Auditoria, essa decisão é bem particular. É sempre importante conhecer a situação financeira real da empresa, e as informações obtidas são válidas a qualquer momento. Também é necessário saber se os processos contábeis estão sendo executados da forma correta.
No entanto, a Auditoria Contábil tem custo. Por isso, ela é contratada sempre que o dono da empresa e os seus sócios suspeitam de que as demonstrações contábeis apresentam alguma fraude ou erro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *