IUOL » Tutoriais » Como fazer mapas mentais

Como fazer mapas mentais

Os mapas mentais são ferramentas em forma de diagramas idealizados por Tony Buzan, muito famoso por tratar de técnicas de aprendizagem, leitura dinâmica, memória e desenvolvimento cerebral. O objetivo é gerir informações e facilitar a aprendizagem de um determinado conteúdo. Com o mapa mental, é possível representar pensamentos de forma livre, originados de uma ideia central, para possibilitar a resolução de problemas através de uma melhoria no processo de aprendizagem.

Uma grande quantidade de pessoas possui muita dificuldades para memorizar informações. Mas, com a ajuda de mapas mentais, fica bem mais fácil. Eles conseguem organizar uma grande quantidade de informações e detalhes de forma que a compreensão e interpretação ficam bem mais fáceis.

Existem mapas mentais simples e mais elaborados, feitos à mão ou com o uso do computador. Eles são fundamentais nos estudos, pois eles trabalham com as informações mais relevantes sobre o assunto que é o tema central e faz com que o cérebro associe novos conceitos com mais agilidade.

As informações ficam organizadas de forma bem simples, seguindo uma lógica e facilitando o entendimento. É muito útil para várias situações, como revisão de matérias, elaboração de estratégias e táticas, elaborar esboço para uma apresentação, para facilitar o aprendizado, e muito mais. 



Como Fazer Um Mapa Mental?

Antes de começar a falar dos passos para criar um mapa mental, precisamos conhecer 5 elementos que precisam estar presentes em sua estrutura. São eles:

  • Ideia central: que é o mesmo que o tema do mapa mental e deve estar representado no centro da folha, para deixar espaço suficiente para o desenvolvimento da ideia.
  • Ramificação: o segundo passo é criar as ramificações, que representam uma espécie de conexão entre o tema e as demais ideias. 
  • Palavras e imagens-chaves: usadas para ativar a memória, elas fazem com que o nosso cérebro consiga memorizar as informações e assimilar com mais facilidade. Não use frases no lugar das palavras-chave. 
  • Cores: o nosso cérebro consegue assimilar melhor as informações se usarmos cores no mapa mental. O ideal é usar cores diferentes para cada palavra.
  • Edição: não deixe de fazer edições sempre que for necessário. A ideia e fazer um mapa mental completo, de fácil entendimento e que contribua para a aprendizagem.
Algumas pessoas podem sentir um pouco de dificuldade na hora de montar esse mapa. Confira abaixo o passo a passo de como montar o seu primeiro mapa mental:
Materiais necessários:
  1. 1 folha
  2. lápis ou caneta
  3. Borracha
  4. Lápis de cor
  • 1º Passo: título
Pense no seu objetivo principal e escolha o tema do seu mapa mental. Todas as próximas informações serão conectadas em torno do tema central pré-definido. Após decidir, escreva-o no centro da folha. Circule a palavra. Simplifique o tema. Não é correto usar frases em mapas mentais. 
  • 2º Passo: as primeiras ramificações
Escreva as primeiras ideias que surgem na cabeça quando pensar no tema central do mapa. Essas ramificações representam as áreas principais de informação que devem constar no mapa para gerar as próximas ramificações. O  ideal é que essas ramificações tragam um resumo geral do tema, os principais assuntos que podem ser abordados para desmembrar o assunto.
  • 3º Passo: próximas ramificações
Nessas ramificações, você desenvolve mais o tema, falando dos principais aspectos compreendidos dentro daquele assunto escolhido. A partir de então, você pode criar quantas ramificações quiser.
  • 4º Passo: símbolos
Esse passo pode ser feito tanto no decorrer das ramificações, quanto após. Eles ajudam a memorizar o conteúdo. Por isso, os símbolos precisam estar relacionados com cada palavra informada no mapa. Áreas diferentes do cérebro são acionadas devido à utilização de recursos gráficos.
  • 5º Passo: revisão
Após concluir a elaboração do mapa mental, é importante revisar todo o conteúdo para se certificar de que não faltou nenhuma informação importante.
O mapa mental se baseia na maneira com que o nosso cérebro organiza as informações. Dessa forma, fica muito mais fácil memorizar vários conteúdos.
Benefícios de Mapas Mentais
O mapa mental é um método muito eficaz para a organização e memorização de informações.  Por meio dele, podemos traçar objetivos, organizar as ideias em brainstorms, e etc. Abaixo, listamos os seus principais benefícios:
  • Visualização: fica muito mais fácil visualizar e compreender quando as informações são organizadas de forma gráfica.
  • Explicativo: a forma de explicar o conteúdo o torna mais facilmente compreendido.
  • Flexibilidade: é bem mais fácil ir adicionando as ideias que forem surgindo devido à sua estrutura.
  • Recursos gráficos: podemos incluir símbolos que facilitam a memorização, bem como cores diferentes para cada símbolo.
  • Colaborativo: é possível montar um mapa mental a partir da colaboração de várias pessoas, de forma organizada, cada uma contribuindo com novas e importantes informações.
Os mapas mentais nos ajudam a trabalharmos dois lados do cérebro: racional e criativo. Por isso, eles são tão eficazes. Eles ajudam a entender e memorizar melhor usando a representação visual de dados. Eles podem ajudar a tomar decisão, pois mantém as informações organizadas de forma harmônica.
O artigo foi útil? Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *