Um artigo científico é uma publicação destinada à apresentação de técnicas, métodos, processos e resultados nas mais variadas áreas do conhecimento. O discurso do artigo deve ser formal e explicativo. E a formatação deve seguir um padrão pré-estabelecido.
É fundamental observar o estilo de escrita para esse tipo de trabalho. O estudante deve ler muito artigos acadêmicos que tratem do mesmo assunto para se familiarizar com a escrita. O artigo pode ser tanto de revisão quanto original
No artigo científico de revisão, a ideia é apresentar um tema que já tenha sido discutido por um pesquisador ou mais, e promover um debate entre as ideias de cada um deles.
No artigo científico original, são apresentados dados originais, após a realização de estudos baseados em um referencial teórico.
A estrutura do artigo deve conter elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
- Elementos pré-textuais: são aqueles usados para identificar o trabalho (capa, resumo e palavras-chave)
- Elementos textuais: é a parte do trabalho em que está a introdução, o desenvolvimento e a conclusão ou as considerações finais.
- Elementos pós-textuais: representam a etapa final do trabalho. Contém alguns elementos tanto obrigatórios quanto opcionais, que irão acrescentar informações relevantes ao trabalho.
Fazer um artigo científico não é uma tarefa muito fácil, pois existe uma série de regras a serem seguidas e é preciso dedicação. Uma observação importante é não perder o foco. As argumentações e a linha de raciocínio devem estar em perfeita sintonia, e precisam ser mantidos até o final do trabalho.
É comum as pessoas se confundirem no decorrer do desenvolvimento, e sair um pouco do assunto, o que não é permitido. É fundamental manter o foco para que uma ideia complemente a outra.
Para ajudar na elaboração de um trabalho de qualidade, separamos algumas dicas que podem ser muito úteis. Confira abaixo:
- Tema: refere-se à área abordada no artigo. O estudante deve se basear em outros autores e referências para desenvolver o seu trabalho. Deve ser um assunto de interesse do autor, para que ele se sinta mais à vontade e motivado para produzir.
- Problema: compreende-se como o problema a questão que será replicada no artigo. Deve ser algo que traga algum benefício, que seja pertinente.
- Desenvolvimento: o próximo passo é buscar argumentos e hipóteses que sustentem o artigo. Desenvolver o tema proposto.
- Introdução: a introdução pode ser feita após a elaboração dos tópicos anteriores, para que o autor tenha dados suficientes para informar. Nela, deve constar o tema escolhido, o problema, quais as motivações para a escolha e qual a metodologia adotada.
- Conclusão: devem ser pontuados os resultados obtidos com a pesquisa
Se você gostou do artigo, deixe o seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós.