IUOL » Tutoriais » Como fazer uma introdução

Como fazer uma introdução

Para começar, vamos relembrar o que é uma introdução: trata-se de um breve texto com a finalidade de apresentar o assunto que será abordado no trabalho, e também serve para organizar a obra. É o esboço de tudo o que  é tratado em um texto. Pode ser um parágrafo ou a primeira página de um trabalho.

Nem todas as pessoas têm habilidade para escrever. E a introdução parece ser a parte mais difícil para muita gente. O hábito de ler pode ajudar a desenvolver essa habilidade.

É a partir da introdução que o leitor irá decidir se continua ou não a leitura do trabalho. A introdução informa o teor e o objetivo daquela obra.

No post de hoje, daremos algumas dicas de como fazer uma informação de qualidade. Continue lendo e, ao final, não se esqueça de deixar o seu comentário.

Como Fazer Uma Boa Introdução

Abaixo, listamos as principais características que uma boa introdução deve ter de acordo com o tipo de texto ou trabalho que iremos desenvolver. Confira:

  • Introdução para uma redação
Nesse caso, a introdução precisa ser simples e precisa. Uma boa introdução não deve ser muito extensa. O ideal é que ela tenha entre duas ou três frases, no máximo. Deve ser uma leitura fácil, clara e objetiva, para que o leitor consiga identificar o assunto principal que será abordado ao longo da redação.
O restante do texto deve estar relacionado com o que dito na introdução. Os parágrafos devem explicar ou argumentar aquilo que foi introduzido.
Outra dica importante é não estender o assunto, para que a introdução não tenha traços de desenvolvimento. Uma introdução bem elaborada, coerente, aguça no leitor a vontade de continuar a leitura.
  • Introdução para uma monografia
Quando falamos em monografia, já sentimos uma tensão a mais. A introdução, assim como todo o restante do trabalho, deve ser muito bem elaborada. Um trabalho acadêmico exige um cuidado bem maior. Ela precisa apresentar o tema de forma clara, além de explicar o objetivo e a metodologia usadas para aquela pesquisa.
A introdução de uma monografia deve conter: a apresentação e a delimitação do tema proposto, o problema, o objetivo e a metodologia.
O leitor precisa ser convencido de que o assunto da monografia merece a sua atenção. Deve ser um trabalho de qualidade. O conhecimento é fundamental.
  • Introdução para TCC de pós-graduação
A introdução tem o papel fundamental de motivar o leitor a continuar a leitura do trabalho. Clareza e técnica são extremamente importantes na elaboração. Uma dica interessante é escrever a introdução depois da conclusão e da discussão. Pois assim já temos uma ideia fiel do que foi apresentado no trabalho.
Também é possível escrever a introdução antes, para ajudar na elaboração do restante do trabalho. Porém, será necessário revisá-la todas as vezes que uma nova etapa do trabalho for concluída.
O leitor precisa saber qual a ideia principal do trabalho. E o desfecho da problemática do TCC precisa ser interessante, para não desapontar o leitor. Deve ainda ter ao menos três contribuições em relação aos trabalhos acadêmicos anteriores.
Não esquecer da organização. Uma introdução bem elaborada deve ter uma organização impecável. E deve manter uma sintonia perfeita com o restante do trabalho.
  • Introdução para pesquisa científica
Nesse caso, a introdução precisa fornecer ao leitor contexto e justificativa para o desenvolvimento do trabalho. Em seguida, devem ser anunciadas as questões da pesquisa e as hipóteses.
O uso de palavras-chave também deverá ser adotado, e servirá para indicar para o leitor quais são as áreas de pesquisa abordadas.
É preciso definir os termos e os principais conceitos no decorrer da introdução. A ideia é ser claro. Caso haja algum termo incomum, é preciso esclarecer, para que o leitor compreenda bem a mensagem.
É importante pensar que o trabalho é importante para o leitor no momento da elaboração.
O Que Evitar Em Uma Introdução?
Agora que já vimos os principais pontos que devemos abordar em uma introdução, veremos o que evitar para que tenhamos um conteúdo de qualidade.
  • O início da introdução não deve conter as mesmas palavras usadas no título;
  • Não citar algo que não estará no conteúdo. O assunto da introdução deve estar presente no desenvolvimento;
  • Não desviar o assunto;
  • A introdução não deve ser escrita na primeira pessoa;
  • O uso de chavões deve ser evitado,
  • O tamanho também é importante. A introdução não deve ser longa demais, para não entediar o leitor.
Qual a Importância da Introdução?
A introdução de um texto é muito fundamental. Dependendo da qualidade com que foi escrita, ela é capaz de incentivar a leitura ou fazer o leitor desistir de continuar. Por isso, é preciso ter alguns cuidados na hora de elaborar.
Espero que o conteúdo desse artigo seja útil. Se ainda ficou alguma dúvida, não se esqueça de deixar nos comentários. Queremos muito saber a sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *