IUOL » Tutoriais » Como fazer uma resenha

Como fazer uma resenha

Resenha é um gênero textual que tem como função expressar a opinião do autor sobre um determinado assunto, que pode ser peça teatral, livro, show, filme, artigo científico, e etc. Ou simplesmente fazer uma espécie de resumo de determinada obra.

Em uma resenha, o autor busca identificar os pontos principais sobre o seu conteúdo de estudo, verificando a intenção do autor, a obra em si, o contexto e demais pontos relativos à obra. O autor irá sintetizar os principais aspectos conforme o tipo de resenha.
Quais os Tipos de Resenha
Existem, basicamente, três tipos de resenha: literária, crítica e descritiva. Conheça abaixo um pouco mais sobre cada uma delas:
  • Resenha literária: é a análise que o autor faz de determinada obra literária, justificando o que o levou a pensar daquela maneira. A ideia básica é recomendar ou não a leitura da obra. A resenha literária sinaliza a opinião do autor.
  • Resenha crítica: é uma resenha bem mais abrangente, pois trata de assuntos que vão além dos aspectos descritivos e informativos da obra. Tem caráter científico e etapas um tanto mais rígidas. Uma resenha crítica deve conter a introdução do conteúdo da obra, descrição do conteúdo, a identificação bibliográfica da obra em questão, embasamento crítico do autor e a descrição dos aspectos estruturais, como o número de páginas, por exemplo.
  • Resenha Descritiva: esse tipo de resenha apenas descreve os principais aspectos da obra, informando as ideias trabalhadas na mesma. Não tem a função de criticar. Uma resenha descritiva precisa ter: o título da obra ou da coleção, o autor ou autores, local e a data de publicação,quantidade de páginas e volumes. O autor não deve fazer nenhum tipo de julgamento.
Como Fazer Uma Resenha?
É importante lembrar que uma resenha servirá como forma de apresentação de alguma obra. Por isso, ao elaborá-la, é preciso ser seletivo e priorizar elementos mais importantes presentes nela. Nem todo mundo sabe como fazer uma boa resenha. Por isso, apresentamos abaixo um guia para ajudar na elaboração da mesma. Continue lendo.
  • Resenha Literária
1 – Apresentação da obra: o primeiro passo é descrever a obra que será objeto da resenha. São informados o nome do autor, o ano de publicação da obra e demais informações relevantes sobre a bibliografia do autor.
2 – Apresentação da obra: nessa etapa, o autor da resenha deve falar um pouco da obra de uma forma geral, como o principal objetivo do autor, as principais ideias apresentadas, e etc.
3 – Apresentação do conteúdo: de uma forma breve, o autor descreve o assunto do texto.
4 – Público alvo: para quem aquela obra é indicada, a quem ela pode ser útil.
5 – Identificação do autor: um breve resumo sobre a vida e carreira do autor da obra. É importante frisar que não se trata do autor da resenha, e sim do autor da obra resenhada. 
  • Resenha Crítica
1 – Identificação da obra: são os dados bibliográficos.
2 – Apresentação da obra: o autor da resenha descreve o conteúdo da obra de forma sucinta.
3 – Apresentação da estrutura: informações de capítulos ou seções, número de páginas, e etc.
4 – Apresentação do conteúdo: nessa etapa, o autor da resenha deve descrever a obra objeto da resenha. Deve ter em torno de 3 a 5 parágrafos.
5 – Crítica da obra: é o momento em que o autor expõe a sua opinião sobre o conteúdo da obra, argumentando e embasando-se em teorias. Essa etapa não tem limite de tamanho. 
6 – Parecer final: nessa etapa, o autor deve informar para quem a obra tem utilidade.
7 – Identificação do autor: é a fase de identificar o autor da obra, e não o autor da resenha. E relatar algumas outras obras do mesmo autor.
8 – Identificação: por último, é o momento do autor da resenha se identificar e informar qual o curso de graduação está frequentando, o nome da universidade e o Estado.
  • Resenha Descritiva
1 – Identificação da obra: são os dados bibliográficos da obra analisada.
2 – Apresentação da obra: é a descrição breve da obra objeto de pesquisa sem nenhum tipo de julgamento ou análise.
3 – Descrição da estrutura: o autor da resenha deve falar da estrutura geral, como a quantidade e divisão dos capítulos ou seções, quantidade de páginas, e etc.
4 – Identificação do autor: breve resumo da vida e da carreira do autor da obra em análise.
5 – Identificação do autor da resenha: no último parágrafo o autor de identifica e fala um título, como Acadêmico do curso de Sociologia da Universidade X,  por exemplo.
Uma boa resenha deve:
  • Ser bem fiel o tema abordado
  • Identificar corretamente a argumentação do autor da obra objeto da resenha
  • Registrar adequadamente todas as informações bibliográficas
  • Desenvolver uma introdução bem trabalhada, com parágrafos curtos e bem elaborados
  • Fazer uma boa análise do conteúdo da obra e argumentar, quando for o caso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *