Nos últimos anos, a importância da Contabilidade Gerencial tem se tornado cada vez mais evidente, pois ela desempenha um papel fundamental na tomada de decisões nas organizações. Um dos seus é oferecer informações de qualidade e confiáveis, pois elas serão usadas pela gestão para direcionar a empresa sobre qual caminho seguir, para que ela alcance os seus objetivos e se sobressaia no mercado.
A Contabilidade Gerencial pode ser entendida como o conjunto de práticas, que se destinam a oferecer informações financeiras aos gestores da organização, para facilitar a manutenção de um controle mais assertivo sobre os recursos disponíveis, e aumentar os lucros da empresa.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Contabilidade Gerencial começou a ser vista como algo diferente da Contabilidade Financeira. O seu papel se tornou mais definido a partir dessa época.
A tendência da Contabilidade Gerencial é a utilização de dados que ofereçam cada vez mais detalhes sobre a saúde financeira da empresa, para orientar na gestão da mesma. Para isso, ela não trabalha sozinha. A Contabilidade Gerencial trabalha em conjunto com a Contabilidade de Custos, bem como com todos os demais procedimentos financeiros e contábeis relacionados ao planejamento empresarial.
Nesse contexto, algo que veio para facilitar o trabalho dos gerentes foram os sistemas de dados informatizados. Eles permitem o processamento de um grande volume de dados de maneira bem rápida e segura. E tem sido grandes aliados no dia a dia do contador.
No âmbito empresarial, a Contabilidade Gerencial está voltada para usuários internos. Com a sua contribuição, é possível até mesmo comparar a empresa com as suas concorrentes e compreender, por meio dos dados que essa ferramenta oferece, o contexto no qual a empresa se encontra inserida. Também é possível realizar projeções para o futuro da organização.
Uma outra forma de utilizar a Contabilidade Gerencial é para ajustar as ferramentas de gestão da empresa com o momento atual da mesma, uma vez que há várias estratégias diferentes para lançar ou expandir o negócio. De uma forma geral, você pode obter as informações mais importantes sobre a saúde financeira da empresa e usá-las no momento de decidir qual caminho a empresa irá seguir.
Os profissionais que trabalham com Contabilidade Gerencial desempenham, basicamente, duas funções dentro da organização. São elas:
- Gerar relatórios sobre as informações referentes ao controle dos custos, e sobre o planejamento e controle das operações;
- Gerar relatórios especiais para os administradores, contendo informações relevantes para a elaboração de estratégias e para facilitar a tomada de decisões.