IUOL » Administração » Contabilidade » Contabilidade Internacional

Contabilidade Internacional

A Contabilidade Internacional estabelece métodos que tornam a área contábil adaptável ao contexto internacional. Dessa forma, essa disciplina é estruturada de maneira que os seus relatórios sejam elaborados conforme as normas contábeis vigentes nos diferentes países.

Mas, para que os relatórios e as demonstrações financeiras possam ser apresentados conforme o contexto internacional, é preciso atentar para que os princípios fundamentais que norteiam a Contabilidade Internacional, conforme abaixo:

  • Dentre os elementos da demonstração financeira devem estar o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado, as Demonstrações do Fluxo de Caixa, as notas e as divulgações, dentre as quais estão as informações referentes ao segmento do negócio.
  • Também é importante os critérios de reconhecimento de receitas, despesas, ativos e de passivos.
  • É fundamental fornecer as informações relevantes relacionadas aos resultados da empresa, e sobre a sua posição financeira. Os dados apresentados devem ser úteis para os investidores, para os clientes, fornecedores, colaboradores, e etc.
  • O custo histórico, o valor presente, o custo corrente e o valor realizável são elementos fundamentais, que devem estar presentes no princípio de avaliação das demonstrações financeiras.
  • Alguns outros aspectos que precisam ser observados são: confiabilidade, comparabilidade, clareza, relevância e também o equilíbrio na elaboração das demonstrações financeiras.
O Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standards Board – IASB) é responsável por emitir normas para as IFRS (International Financial Reporting Standards). Asim, as IFRS definem quais as ações precisam ser seguidas para apresentação, mensuração, divulgação e reconhecimento das informações econômicas, financeiras e patrimoniais das demonstrações.
Hoje em dia, independente do porte da empresa, ela certamente estará atenta à outros mercados. Isso se deve ao processo de globalização, que permite que qualquer empresa, seja qual for o seu tamanho, possa expandir o seu negócio para além das fronteiras do país.
Por isso, a contabilidade internacional é um assunto que precisa ser tratado como uma regra no contexto atual. Cada um dos países possui uma linguagem contábil. E o papel da Contabilidade Internacional é, por meio da padronização e das normas, fazer as empresas e os órgãos governamentais falarem a mesma língua quando o assunto for operações contábeis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *