IUOL » Dicas em Geral » Horário de Verão

Horário de Verão

O horário de verão é caracterizado como o costume de adiantar em uma hora os relógios no período do verão em várias regiões do país, de forma que a luz solar seja aproveitada até o início da noite. Geralmente, nos estados onde essa mudança no horário acontece, os relógios avançam 1 hora perto do período da primavera e voltam ao normal no outono.

O principal objetivo do horário de verão é evitar uma sobrecarga no sistema energético, diluindo o horário de pico.

A primeira vez que o horário de verão foi implementado foi em 30 de abril de 1916, no período da Primeira Guerra Mundial, na Áustria-Hungria e na Alemanha. Quem propôs esse horário foi George Hudson, neozelandês, em 1895.

Desde a sua primeira utilização, o horário de verão passou a ser usado inúmeras vezes por muitos outros países. Foi, inclusive, muito importante em 1970, durante uma crise de energia.

Como já era de se esperar, o horário de verão foi alvo de muitos elogios mas, ao mesmo tempo, de muitas críticas também.

Com esse horário, as regiões que se encontram longe da linha do equador conseguem ter uma boa economia de energia, uma vez que, nessa estação, os dias são mais longos e as noites são mais curtas.

Em contrapartida, nas regiões que ficam mais próximas à linha do equador, conforme acontece com a maioria dos estados brasileiros, os dias têm a mesma duração que a noite, o que torna o horário de verão desnecessário nessas regiões, pois traria pouca economia ou nenhuma.

O horário de verão é usado em cerca de 30 países, em alguma área do seu território. Dentre esses países, está o Brasil.

Alguns dos benefícios desse horário são: principalmente economia de energia, maior armazenamento de água nos reservatórios no verão, diminuição de assaltos, menos acidentes de trânsito devido à maior iluminação, e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *