IUOL » Dicas em Geral » – Os meses do ano

– Os meses do ano

Janeiro 

Primeiro mês do ano de acordo com os calendários gregoriano e juliano. Janeiro, para a igreja, é um mês dedicado ao nome de Jesus Cristo e também à Paz Mundial. É um mês com 31 dias. A palavra janeiro vem do latim lanuariusNo calendário Numa Pompílio, é o décimo-primeiro mês.

Júlio César decidiu que o ano iniciaria na primeira lua nova depois do solstício de inverno. No caso do hemisfério norte, era no dia 21 de dezembro, depois do ano 45 a.C., ou do ano romano 709. Na época, o começo do ano aconteceu 8 dias depois do solstício. Depois, o começo do ano passou para 11 dias após o solstício.

Fevereiro

Segundo mês do ano, conforme o calendário gregoriano. Para a igreja, esse mês é dedicado à Sagrada Família. E tem 28 dias. Exceto em anos bissextos, quando um dia a mais é adicionado ao mês. A palavra fevereiro é originária do latim februarius, e foi inspirada em Fébruo, que era o deus da purificação e da morte na mitologia etrusca.
No início, o mês de fevereiro tinha 29 dias e, no ano bissexto, tinha 30 dias. Porém, no ano 8 a. C., o Imperador de Roma, César Augusto, exigiu que um dos dias do mês fosse transferido para o mês de agosto. Dessa forma, esse mês ficaria com 31 dias, como o mês de julho, que recebeu esse nome em homenagem à Júlio César.

Março  

Terceiro mês do ano, de acordo com o calendário gregoriano. Para a igreja, esse mês é dedicado à São José. E tem 31 dias. No hemisfério norte, o mês de março é sazonal, e equivale ao mês de setembro no hemisfério sul. Por volta do dia 21 de março, o equador celestial é cruzado pelo Sol, em direção ao norte. É o momento em que o sol cruza o equador celeste. Esse momento, no hemisfério norte, marca o início da primavera e, no hemisfério sul, o início do outono.
A palavra março teve início na Roma Antiga. Na ocasião, era o primeiro mês do ano, e recebia o nome de Martius, referindo-se a Marte, deus romano da guerra.

Abril

Quarto mês do ano de acordo com o calendário gregoriano. A igreja dedica o mês de abril ao Divino Espírito Santo e à Eucaristia. O mês tem 30 dias. A palavra abril vem do latim Aprilis, e significa abrir, como uma forma de se referir à germinação das culturas. 
Há também uma outra hipótese sobre a origem do nome abril, que viria de Aprus, que é o nome de Vênus na mitologia etrusca, deusa do amor e paixão. Há ainda uma terceira hipótese, de que o nome abril estaria relacionado com Afrodite, que é o nome grego da deusa Vênus. Ela teria nascido da espuma do mar, que seria o mesmo que “abril” no grego antigo.

Maio

Quinto mês do ano no calendário gregoriano. A igreja católica consagra maio à Maria, a mãe de Jesus Cristo, e com devoção ao Santo Rosário. É um mês com 31 dias. A origem do nome tem duas versões. Uma delas é que a palavra maio seria derivada da deusa romana da fertilidade, Bona Dea. E a outra versão é de que a origem da palavra se deve à mãe de Hermes, a deusa grega Maya.

Junho

Sexto mês do ano no calendário gregoriano. Mês dedicado em devoção aos Santos Apóstolos e ao Sagrado Coração de Jesus. O mês de junho tem 30 dias. A origem do nome seria proveniente de Juno, deusa romana e mulher do deus Júpiter.
Em meados do mês de junho, por volta do dia 21, o ponto mais ao norte é atingido pelo Sol. É quando acontece o solstício de junho. No hemisfério norte, marca o início do verão. E, no hemisfério sul, marca o começo do inverno.

Julho

Sétimo mês do ano no calendário gregoriano. A igreja católica dedica julho ao Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo. Tem 31 dias. Esse nome foi dado em homenagem ao mês de nascimento de Júlio César, Cônsul e um ditador romano. Antes, porém, esse mês era chamado de Quintilis, no latim, pois era o quinto mês no Calendário Romano. Esse calendário tinha início no mês de março.

Agosto

Oitavo mês do ano no calendário gregoriano. A igreja dedica esse mês ao Santíssimo Sacramento e às Vocações. O mês tem 31 dias. A palavra agosto vem do latim “augustus“. Esse nome foi escolhido por um decreto para homenagear o Imperador César Augusto. Antes de chamar agosto, esse mês recebia o nome de Sextilis ou de Sextil pois, no calendário de Rômulo, ele representava o sexto mês.

Setembro

Nono mês do ano, conforme o calendário gregoriano. Mês que a igreja católica dedica à Bíblia, aos Arcanjos e às Dores de Maria. Tem duração de 30 dias. O nome setembro vem do latim septem (sete), pois era o sétimo mês no calendário romano, que iniciava no mês de março. Setembro era chamado de Boedromion na Grécia Antiga.

No equinócio de setembro, que acontece entre os dias 22 e 23 de setembro, quando o sol cruza o equador em direção ao sul, indica o início do outono no Hemisfério Norte e, no Hemisfério Sul, é o início da primavera.

Outubro

Décimo mês do ano. A igreja católica dedica o mês de outubro à Virgem Maria e aos anjos da guarda. O mês tem 31 dias. O nome desse mês vem do latim octo (oito), sendo que esse mês era o oitavo no calendário romano, já que esse tinha início em março. Com exceção do ano bissexto, o mês de outubro sempre começa no mesmo dia que o mês de janeiro.

Novembro

Décimo primeiro mês do ano, seguindo o calendário gregoriano. Novembro é dicado, pela igreja, para as pobres almas do purgatório. O mês tem 30 dias. O nome desse mês é originário do latim novem (nove), sendo que era o nono mês no calendário romano, que tinha início em março.

Dezembro

Décimo segundo mês do ano no calendário gregoriano. Dezembro é um mês que a igreja católica dedica ao Advento, ao Menino Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Esse mês tem 31 dias. A palavra dezembro é originária do latim decem (dez), que era o décimo mês do ano, no calendário romano, que começava no mês de março.
 
Em meados do dia 21 de dezembro, o sol chega ao ponto mais ao sul durante a sua trajetória pelo céu. É o momento do solstício de inverno onde, no Hemisfério Norte tem início o inverno. Enquanto que, no Hemisfério Sul, marca o começo do verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *