Ao longo dos anos, a Administração evoluiu bastante, devido ao avanço do sistema capitalista. E tende a continuar evoluindo, conforme as tendências de consumo vão se modernizando. A Administração tem como funções organizar, planejar, dirigrir e controlar, e é o campo do conhecimento humano que estuda a administração nas organizações.
As teorias vão além de escritos teóricos. São ideias que ajudam a explicar o mundo prático e orientar a ação das pessoas envolvidas. Na teoria da administração, ou TGA (Teoria Geral da Administração), encontramos estudos e também práticas de autores que norteiam o processo administrativo das empresas. Essas teorias representam o conjunto de conhecimentos sobre as organizações e dos processos administrativos, e que se compõe de princípios, de técnicas e de proposições que estão em constante desenvolvimento.
Para administrar de forma mais assertiva, é preciso aliar os conceitos teóricos com as estratégias práticas. Nesse contexto, as teorias exercem um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e no resultado final do processo administrativo.
A disciplina Teoria da Administração estuda a evolução das teorias no decorrer do tempo. De uma forma geral, ela estuda a história da Administração e as práticas em suas sete escolas primordiais. São elas: clássica, estruturalista, neoclássica, contingencial, comportamental, relações humanas e sistêmica. Além de teorias mais recentes, porém, que não são tão evidenciadas e não se sobressaíram tanto a ponto de dar origem a mais escolas de pensamento.
Na disciplina Teoria da Administração, são estudados assuntos como:
- Abordagem Clássica da Administração (Administração Científica e a Teoria Clássica)
- Abordagem Humanística (Teoria das Relações Humanas)
- Abordagem Comportamental da Administração (Teoria Comportamental e Teoria do Desenvolvimento Organizacional – D.O.)
- Abordagem Continental (Teoria da Contingência)
- Abordagem Neoclássica (Teoria Neoclássica)
- Abordagem Sistêmica (Teoria de Sistemas)
- Abordagem Estruturalista (Teoria Burocrática e Teoria Estruturalista)
- Novas Abordagens da Administração